web 2.0

Curiosidades


15 Minutos de Fama na Web

 A 15toFame nasce com a missão de oferecer 15 minutos de fama a qualquer usuário que tenha um vídeo de youtube mostrando suas habilidades.

Apenas temos que escolher o intervalo de tempo disponível e indicar o endereço do vídeo no minuto correto, 15toFrame mostrará o vídeo aos supostos milhares de usuários que o estejam vendo.

Baseado na profecia de Andy Warhol onde imaginava um futuro onde TODOS seremos famosos pelo menos 15 minutos na nossa vida, apenas lhe falta uma comunidade enorme de usuários para que a fama seja algo mais do que uma ilusão.

 

Fonte:
Conheça agora a 15toFame
http://br.wwwhatsnew.com/2010/01/15tofame-seja-famoso-15-minutos-na-internet/  

 

 _____________________________________________________________________________________________

 

A construção de prédios a prova de terremotos...

  
Como é que são construídos os prédios à prova de terremotos no Japão?

O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção.

O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios.

Assim, o prédio balança por igual durante os tremores.

É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair.

Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.

Leia também:
Engenharia de terremotos ainda tem muito a aprender

Fonte:
http://www.netmarkt.com.br/aprendendo/apre149.html

_____________________________________________________________________________________________

A Tinta Eletrônica

  
Novidade  da tecnologia: a tinta eletrônica, que permitirá a reutilização do papel inúmeras vezes.

Simplificando, a tinta é feita de partículas de metal que se eletrizam e adquirem cor quando soltos por uma caneta especial.

Para apagar um trecho, basta alterar a eletrização, assim a cor desaparece e a tinta torna-se transparente.

 

 

_____________________________________________________________________________________________

AEROGEL - O Material mais caro do mundo

  
O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente  eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.Devido as suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material recebeu o apelido de fumaça sólida.O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931. O primeiro resultado foi o gel de silício, mas o aerogel pode ser feito de diversos materiais. O trabalho de Kistler envolveu aerogéis baseados em dióxido de silício, óxido de alumínio, óxido de cromo III, e estanho. Aerogéis de carbono foram criados pela primeira vez no final década de 1990.

O aerogel foi originalmente desenvolvido em 1930, mas permaneceu como mera curiosidade científica até 1960, quando os cientistas começaram a considerá-lo como um meio de armazenamento de combustível de foguetes. Os primeiros aerogel eram feitos de sílica, com uma composição química semelhante ao vidro. Embora leves, mesmo os aerogel fabricados atualmente são extremamente frágeis e quebradiços, o que limita sua aplicabilidade prática.


Fonte:
http://blog-br.com/icoragem/Tecnologia/

_____________________________________________________________________________________________

 

As árvores artificiais para capturar CO2

  


Uma ferramenta a mais para o combate do efeito estufa e aquecimento global.
 
Cientistas norte-americanos estão a trabalhar numa “árvore sintética” que seja capaz de captar carbono de uma forma mil vez mais rápida que qualquer árvore verdadeira. A estrutura foi concebida de forma a captar o carbono à medida que o vento passa pelas suas folhas de plástico, recolhendo-o e comprimindo numa câmara de armazenagem na forma de dióxido de carbono líquido. A tecnologia inspira-se nos novos métodos de captura testados em algumas centrais de carvão no mundo, como esta recentemente inaugurada nos arredores de Berlim pela Vattenfall.

O objetivo é o de capturar carbono fora dos grandes locais de emissão, como estas centrais, que em Portugal corresponde a 21% da produção, e que segundo o coordenador do projeto, o professor Klaus Lackner da Universidade de Columbia são mais de metade de todas as emissões de CO2. Estas “árvores artificais” poderiam ser colocadas ao longo das grandes vias rodoviárias e dos aeroportos, captando o CO2 de automóveis (63% das emissões) e aviões (3% das emissões). Outra opção seria rodear as centrais de carvão mais antigas de círculos sucessivos de “árvores artificiais”, captando as suas emissõe, num processo que seria muito mais económico do que instalar sistemas de captura de carbono idênticos a da central da Vattenfall acima indicada.

Naturalmente, a “árvore artificial” precisa de energia para funcionar e esta – por sua vez – pode emitir CO2 para ser produzida. Contudo, segundo Lackner, o processo de acumulação de CO2 líquido consome apenas 50 quilojoules por 44 gramas, algo que deve ser comparado com a produção das mesmas 44 gramas pela produção de 230 quilojoules de eletricidade – em média – numa central nos EUA. Ou seja, energeticamente o sistema seria muito compensador.

Obviamente, este sistema não será “a” solução milagrosa para o problema do Aquecimento Global. Esta terá que ser multipla, multifacetada e multidisciplinar, tamanha é a escala do problema que ameaça a espécie humana de extinção. Nesse sentido, as “árvores artificiais” captadores do CO2 que escapar às nossas reduções poderão ser decisivas e são certamente uma abordagem muito viável. E instaladas em grande número e em elevada concentrações em locais onde os ventos são particularmente intensos, cada “árvore” poderia captar até uma tonelada de CO2 por dia, contribuindo significativamente para reduzir os 22 mil milhões de toneladas métricas anualmente emitidas…

Fontes:
Imagem: http://www.columbia.edu
http://www.bbc.co.uk/blogs/magazinemonitor/2007/01/10_things_we_didnt_know_last_w_9.shtml
http://edition.cnn.com/2009/TECH/science/06/22/synthetic.tree.climate.change.ccs/index.html
http://www.nationmaster.com/graph/env_co2_emi-environment-co2-emissions
http://movv.org/2009/08/29/as-arvores-artificiais-para-captura-de-co2/

0 comentários:

Postar um comentário


Veja Todas As Matérias Do Mês.




Higor Diangilis Protect Action